O artesanato brasileiro foi por muitos anos uma atividade encarada como amadora, mas ela finalmente recebeu sua devida regulamentação no ano passado. Apesar disso, essa é uma das atividades que gera um retorno significativo para o mercado brasileiro.


Se você deseja saber mais sobre a importância do artesanato brasileiro para o mercado atual, continue lendo esse artigo e descubra como essa atividade tem feito muito e ainda faz pelo nosso país.

 

Artesanato brasileiro e sua relação com o PIB atual

 

Embora ainda seja algo que foge a consciência de muitos brasileiros, o artesanato brasileiro é uma atividade que movimenta positivamente o mercado atual, onde só para você ter uma noção, esse ramo movimenta anualmente mais de 28 bilhões no Brasil, o que representa cerca de 2,8% do PIB- Produto Interno Bruto.

 

Além disso, o artesanato brasileiro é uma área que gera muito emprego e renda para o país, caracterizando-se como um setor da economia bastante promissor.

 

Mas apesar de todos os benefícios proporcionado por essa atividade para a economia brasileira, a comercialização dos produtos artesanais é ainda hoje um grande desafio, principalmente pela concorrência com os produtos industrializados, que geralmente tem mais saída de mercado.

 

 Como fazer do artesanato brasileiro uma atividade econômica mais forte e ativa?

como-fazer-artesanato-brasileiro

 

 

A regulamentação do serviço voltado para o artesanato brasileiro foi o pontapé inicial para uma transformação significativa na participação dessa atividade na economia brasileira, mas muito ainda precisa ser feito para torna-la um setor forte e ativo no mercado atual.


Nesse caso é preciso estabelecer mecanismos que tornem possível ao artesanato brasileiro conquistar e se firmar no mercado atual, para que dessa forma essa atividade consiga ter um acesso maior ao setor de exportação.


Sua participação no PIB é altamente relevante e apresenta potencial para ascender ainda mais, mas para isso acontecer é preciso que o artesanato brasileiro passe a ser visto de uma forma diferente.


O artesanato deve passar a ser visto não apenas como uma atividade realizada para obtenção de uma renda extra, mas como algo bem maior, ou seja, uma possibilidade de empreender e fazer desta atividade sua principal fonte de renda.


Portanto, como pode notar, o artesanato brasileiro é uma atividade bastante promissora, mas para torna-la mais ativa no mercado atual é preciso desenvolver mais o perfil empreendedor dos artesãos e também das pessoas que integram essa forma de trabalho para fortalecer esse segmento e assim torna-lo apto a competir com outros setores como a indústria por exemplo.